Qual o significado do nome Amanda

Qual o significado do nome Amanda

História do nome Amanda

Muitas pessoas se perguntam qual o significado do nome Amanda. Afinal, ele é tão comum e popular nos dias de hoje. Se você é uma dessas pessoas curiosas, esse artigo é para você! Vamos descobrir juntos o significado por trás desse nome tão famoso.

O nome Amanda tem origem no latim “amandus”, que significa “digno de amor”. Porém, ele só começou a ser utilizado como um nome próprio na Idade Média, na França, inspirado no termo “amande”, que significa “amável” ou “bela” em francês.

Apesar de não ter uma raiz específica, o significado do nome Amanda é carregado de sentimentos positivos e associado à beleza e à gentileza. Por esse motivo, ele foi utilizado através dos séculos, mantendo seu sentido original de “digno de amor” e se espalhando por todo o mundo.

Personalidade das pessoas chamadas Amanda

É comum ouvirmos pessoas dizendo que os nomes têm influência na personalidade de quem o possui. Se isso é verdade ou uma crença popular, não podemos afirmar. Mas é certo que a forma como somos chamados pode impactar, de alguma forma, a nossa vida e a maneira como nos comportamos.

E com o nome Amanda não é diferente. As pessoas que possuem esse nome são conhecidas por sua beleza interior e exterior, tendo uma personalidade agradável e encantadora. São amáveis, gentis, charmosas e possuem um grande senso de justiça.

Além disso, as Amandas também são conhecidas por terem uma grande capacidade de se comunicar e são ótimas ouvintes. Isso faz com que sejam excelentes amigas e conselheiras, sempre prontas para ajudar quem precisa. São pessoas muito queridas e adoradas por todos ao seu redor.

O nome Amanda no Brasil

No Brasil, o nome Amanda foi ganhando popularidade a partir dos anos 1980, e atualmente está entre os mais escolhidos pelos pais para suas filhas. É um nome que agrada pela sonoridade e pelo significado, sendo uma escolha unânime entre as famílias brasileiras.

Nomes com a mesma origem e significado, como Amélia e Amanda, também ganharam destaque no Brasil. Ainda é possível encontrar muitas pessoas com esses nomes em diferentes regiões do país.

Amanda famosas

Existem muitas personalidades famosas que levam o nome Amanda, tanto do Brasil quanto do exterior. Algumas delas são:

Amanda Seyfried

Atriz e cantora norte-americana, conhecida por suas atuações em filmes como “Mamma Mia!” e “Os Miseráveis”.

Amanda Bynes

Atriz e comediante americana, que ficou famosa por seu papel na série “The Amanda Show”.

Amanda Nunes

Lutadora brasileira de MMA, considerada a melhor lutadora peso-galo feminina na história do UFC e primeira brasileira campeã de duas categorias de peso do evento.

Curiosidades sobre o nome Amanda

No século XVII, o escritor e filósofo francês Voltaire escreveu uma peça de teatro chamada “Amanda” para a sua amante, como uma forma de homenagem e reconhecimento de seu amor e beleza.

No Brasil, o nome Amanda é mais popular na região Sudeste, especialmente nos estados do Rio de Janeiro e de São Paulo.

O dia 3 de novembro é considerado o Dia da Amanda no Brasil, em homenagem à santa católica Ágata, conhecida como “Amanda” em francês.

Ranking do nome Amanda no Brasil

De acordo com o IBGE, o nome Amanda ocupava o 4° lugar no ranking de nomes mais escolhidos para bebês recém-nascidos do sexo feminino em 2019, ficando atrás apenas de Maria Eduarda, Maria Clara e Maria Cecília.

Digno de amor

O significado do nome Amanda é “digno de amor” e é exatamente isso que as pessoas que possuem esse nome representam. São amáveis, gentis, justas e possuem uma beleza interior encantadora. O nome continua sendo um dos mais populares no Brasil, e certamente continuará a ser uma escolha querida por muitas famílias.

Esperamos que esse artigo tenha respondido a sua curiosidade sobre o significado do nome Amanda. Agora você já sabe que por trás desse nome tão comum existe uma história bonita e um significado cheio de amor e admiração. Se você é uma Amanda, parabéns pelo seu nome encantador e continue sendo essa pessoa amável que você é.